Um lar no seu coração

Quando viajantes precisam de um descanso

Esse blog foi batizado como "Músicas de Andarilho" numa alusão às canções que ouvimos e fazem nossas mentes viajarem por diversos locais no tempo e espaço. Mas, além disso, temos algumas amostras de músicas de andarilho no seu sentido literal: obras sobre viajantes nas estradas da vida em busca de algo mais. A canção de hoje é um exemplo do tipo. É do mestre Billy Boy Arnold e está no disco "Boogie & Shufle", de 1999. Segue a letra:




Home in Your Heart
(Reding)

Don't you know I got to find me a home
Right now in your heart

I'll travel over miles and down the highways, babe
Through the valleys every byway
Just to find me a home right now in your heart

I'll bring you to the music, refueling
Everything you wanna
Everything you need babe
Just to have me a home right now in your heart

Baby I'll travel for you over miles and
Through the valley babe
Down all the highways
Through the valleys honey
Just to find me a home right now in your heart

I'll bring you pretty flowers,
Candle and moonbeams
Fill your nights with love and sweet dreams
Just to have me a home right now in your heart

I gotta, gotta, gotta have it baby
Gotta find me a home, home, home
I've got to have a big beautiful home
Somewhere in your heart

Vamos à andança...

Ouvir Billy Boy Arnold é ter certeza de que notas harmoniosas, doces e sedosas adentrarão seus ouvidos. Cada vez que você colocar um disco dele pra tocar, pode esperar que só parará de ouvir quando a última faixa se encerrar. Evite colocar a opção "repeat" ou você pode correr o risco de ficar ouvindo por semanas sem parar. Isso por quê cada canção dele tem uma boa dose de alegria, malandragem, bom humor e amor, é claro. Isso sem falar na instrumentação primorosa de sua banda e na gaita violenta tocada pelo próprio bluesman. Home In Your Heart começa logo com um balanço gostoso, preparando campo pra poesia narrada por um andarilho que diz: "Você sabia que eu preciso encontrar um lar, bem agora, no seu coração?" Andarilhos, transeuntes, ciganos, viajantes e afins são seres conhecidos como pertencentes ao mundo como um todo, e não a um lugar específico. O cosmopolitanismo os domina de tal forma que é difícil que eles encontrem um lar de verdade na vida, um lar naquele sentido mais puro. Mas sempre há esperança, certo? No caso do nosso andarilho Billy Boy, por estar apaixonado, descobre que pode achar uma casa no coração de sua amada. Ele diz, alegre: "Eu viajarei por milhas e milhas pelas estradas, baby, cruzarei os vales, por cada atalho, só pra encontrar um lar, doce lar no seu coração". Tentando convencê-la de que seu amor é forte o bastante, ele canta: "Eu vou te levar a música, te abastecer com tudo que você quer, tudo que você precisa, menina, só pra ter um lar, bem aqui, no seu coração". Em outra estrofe parecida ela muda: "Eu te levarei belas flores, velas e luas cheias. Encherei sua noite com amor e doces sonhos". Todas essas coisas boas e bonitas são cantadas com um sorriso no rosto por Arnold que, com sua banda, nos dá um balanço delicioso e trechos de trompetes espetaculares. Por experiência própria: não ouça no trabalho ou você poderá receber olhares agressivos daqueles que não podem compartilhar sua alegria, já que fones de ouvido são individuais. Em certo trecho ele ainda empolga repetindo a palavra tão forte "Home! Home... Home!" de forma que você não só dança e se entrega, mas também torce por ele. Você quer que ele encontre esse lar, depois de tantas dificuldades e viagens por lugares longínquos. Na voz de Billy Boy podemos ficar tranquilos: dada a energia boa com que canta, ele certamente achará esse lar logo logo ;)

Nunca ouviu?

Clique aqui para baixar a sonzeira.

Em plena era de ouro das mídias sociais, ainda não colocaram a versão com Billy Boy Arnold em nenhum player virtual. Enquanto eu não acho, essa versão de Solomon Burke pode substituir à altura, pois é quase tão boa quanto ;) Escute:

Comentários