É bom ser livre

Mais uma das "pequenas coisas" da vida

Faz muito tempo que tive um insight com essa canção do Oasis e gostaria de compartilhar a viagem. Mas o excelente show do Noel Gallagher veio nesse meio tempo e, após ele, outras viagens, fazendo com que essa obra fosse adiada. Finalmente cheogu a hora e, como já era de se esperar, agora é a hora certa. Ela faz parte do disco "The Masterplan" de 1998. Segue a letra:




(It's Good) To Be Free
(Gallagher)

Head like a rock spinning round and round
I found it in a hole sitting upside down
You point the finger at me but I don't believe
Paint me a wish on a velvet sky
You demand the answers but I don't know why
In my mind
There is no time

The little things they make me so happy
All I want to do is live by the sea
The little things they make me so happy
But it's good, yes it's good, it's good to be free

So what would you say if I said to you
It's not in what you say it's in what you do
You point the finger at me but I don't believe
Bring it on home to where we found
My head's like a rock sitting upside down
In my mind there is no time

The little things they make me so happy
All I want to do is live by the sea
The little things they make me so happy
But it's good, yes it's good, it's good to be free

Yeah it's good, yes it's good, it's good to be free

Vamos à andança...

A inconsciente postergação sobre a viagem de It's Good To Be Free valeu a pena. Quando tive um insight sobre essa canção fui tomado pela hipnotizante levada do refrão. Isso foi há mais ou menos três meses. Hoje, voltei de uma rápida viagem ao Rio de Janeiro, uma cidade que sempre me encantou e que há uns três anos atrás me convenceu de me servir como residência num futuro próximo. Quando finalmente consegui escrever sobre a canção e parei pra ler sua letra com calma, descobri de repente que ela diz o sequinte: "As pequenas coisas me fazem tão feliz. Tudo que eu quero é morar perto do mar. As pequenas coisas me fazem tão feliz. Mas é bom, muito bom ser livre". Eu deveria ficar surpreendido com a casualidade, alinhamento de astros ou destino que me fez escrever justamente sobre tal canção quando retorno de uma viagem que, mais uma vez, provou pra mim que há um lugar reservado com meu nome em algum canto perto do mar. Mas estou começando a entender como funciona O Plano Mestre e sei que coisas assim acontecem por um motivo, ainda que desconhecido por nós. Ocasiões como essa me fazem dar risada. E esperar alguns meses pra viajar sobre essa canção valeu a pena por mais esse vislumbre do livro que rege o universo - ainda que ele esteja escrito em latim em braile e ao contrário. Esse maravilhoso refrão cantado por Liam Gallagher cita dois fortes valores interligados que tenho acreditado muito nos últimos tempos: pequenas coisas e liberdade. Primeiro, como ensinam alguns mestres da vida: coisas simples ou complexas são o mesmo: momentos especiais por si próprios e que merecem nossa total atenção e apreciação. Pense no milagre gigantesco que é apenas estar vivo. Agora multiplique por infinito ao cubo esse milagre ao pensar em várias pessoas vivas, interagindo, compartilhando risadas, ideias. São pequenas coisas, mas ao mesmo tempo são coisas especiais e únicas. E isso me deixa feliz, assim como canta Liam Gallagher em seu jeito largado e sensacional ao som de uma guitarra ondulante de Noel Gallagher - compositor de mais essa obra que é uma pequena coisa, mas ao mesmo tempo um patrimônio da humanidade. O segundo fator citado - a liberdade - entra quando você percebe tais momentos, observa a grandeza do mundo e o quanto você ainda pode fazer nessa vida. Lembre-se que você é livre. Você pode pular de para-quedas, pode fazer um curso de canto, pode se mudar pro Alabama, pode mudar de emprego e de carreira a hora que quiser. É claro que algumas dessas coisas demandam dinheiro, mas acreditar e trabalhar por isso torna-o apenas mais especial. Meu objetivo é morar perto do mar um dia e pode acreditar que eu irei. E espero que você seja ainda mais determinado com seus objetivos e sonhos. Não deixe eles no papel, muito menos apenas na condição de sonhos. Ouça essa obra-prima do Oasis e lembre-se do quão bom é estar vivo. Sinta a beleza e graça das pequenas coisas e faça o que tiver que fazer, sem hesitar ;)

Nunca ouviu?

Aqui vai mais uma pequena coisa para nossa felicidade. Escute:

Comentários