Etnia

Preconceito é triste demais!

Chegou a hora de viajar sobre uma das bandas nacionais que mais merecia estar aqui desde o começo. Como de costume, eu não contava com o entendimento mínimo necessário para falar de tal magnitude que é a banda de Chico Science e Nação Zumbi. Ainda não tenho tal entendimento, é verdade, mas viagens não param de chegar cada vez que escuto o disco "Afrociberdelia" de 1996, por isso me arriscarei, mesmo pisando em solo sagrado. Segue a letra:




Etnia
(Science/Maia)

Somos todos juntos uma miscigenação
E não podemos fugir da nossa etnia
Índios, brancos, negros e mestiços
Nada de errado em seus princípios
O seu e o meu são iguais

Corre nas veias sem parar
Costumes, é folclore é tradição
Capoeira que rasga o chão
Samba que sai da favela acabada
É hip hop na minha embolada

É o povo na arte
É arte no povo
E não o povo na arte
De quem faz arte com o povo

Por de trás de algo que se esconde
Há sempre uma grande mina de conhecimentos
e sentimentos

Não há mistérios em descobrir
O que você tem e o que gosta
Não há mistérios em descobrir
O que você é e o que você faz

Maracatu psicodélico
Capoeira da Pesada
Bumba meu rádio
Berimbau elétrico
Frevo, Samba e Cores
Cores unidas e alegria
Nada de errado em nossa etnia

Vamos à andança...

O principal motivo pela minha demora em me render ao Nação Zumbi foi um: preconceito. É triste falar, mas é feliz reconhecer e transcender tão pobre sentimento. Quando tentaram me apresentar essa banda há uns 5 anos atrás eu simplesmente fechei meus ouvidos. Naquela época eu era ainda mais tolo do que hoje e pré-julgava uma banda simplesmente por ser brasileira. Com os anos passando e os ensinamentos de vários Mestres me iluminando fui conhecendo mais desse lendário grupo de Recife que mistura como ninguém nesse país o melhor do Rock, Punk, Samba, Funk e Manguebeat com letras de um nível tão elevado que coloca Chico Science - principal compositor - no patamar de grande poetas da atualidade. Faço das palavras de Marcelo D2 as minhas: "Salve os verdadeiros arquitetos da música brasileira. Salve Chico Science". E já que comecei o texto falando sobre preconceito, é justamente sobre isso que canta essa música sensacional. Etnia começa com uma estrofe ótima: "Somos todos juntos uma miscigenação e não podemos fugir da nossa etnia. Índios, brancos, negros e mestiços: nada de errado em seus princípios". Ouça a voz da sabedoria. Chico quer dizer com essa letra o mesmo que U2 disse em One e Jack Johnson em Crying Shame: somos todos um. Não há separação entre você e eu, nem entre você e seu vizinho. Somos todos uma grande rede de seres interligados e não é por causa de cores de pele ou de sotaques que seremos separados. Não mesmo. No caso da canção Etnia há ainda uma foco maior no nosso país, sempre conhecido por sua grande variedade de raças e culturas. Esse fato, que deveria ser apenas positivo, infelizmente também é o causador de mais preconceito e ilusões como superioridade de raças ou regiões. Mas Chico está aqui pra lutar contra isso e com ele eu irei até o fim. Ao som da guitarra pesada e excelente de Lúcio Maia, os versos são cantados rapidamente com uma energia perfeita. Maia também assina a letra da canção, talvez daí o entrosamento são ótimo entre guitarra e voz. Acompanhando as levadas Hard, a bateria de Pupilo também mantém nosso espírito em nível alto de poder. No meio da canção, o grupo conduz uma virada gloriosa onde Chico solta os versos mais marcantes da música: "Não há mistérios em descobrir o que você tem e o que gosta. Não há mistérios em descobrir o que você é e o que você faz". Ao fundo, no meio das palavras, podemos ouvir um leve som de metais viajantes que colaboram em muito com a viagem. Se a mensagem ainda não ficou clara, uma nova subida empolgante traz diversos ícones do nosso país até explodir na frase que encerra a obra: "Nada de errado em nossa etnia!" Abra sua mente, conheça-se, descubra o que te faz feliz e o que te move. E o mais importante: respeite os mesmos atributos de outras pessoas. Melhor ainda: admire-os e se ispire com eles ;)

Nunca ouviu?

Não há misterio em descobrir isso. Escute:

Comentários